O que é a Mentoplastia (Cirurgia do queixo)  ?

estética facial depende de uma relação harmônica entre as varias estruturas faciais. Uma dessas importantes relações é a projeção do queixo em comparação à dos lábios e do nariz. O queixo localizado posteriormente a essas estruturas pode levar a uma perda estética.

A cirurgia do queixo (mentoplastia) vem então como uma boa opção para a correção desse déficit de volume na região.

A técnica se baseia na colocação de uma prótese para correção dessa falta de volume.
A abordagem pode ser realizada por uma pequena incisão na parte inferior ao queixo ou na mucosa oral.
As próteses de silicone se destacaram para a utilização pela baixa reação tecidual.

Qual anestesia será realizada?

A cirurgia é normalmente realizada com anestesia local associada à sedação.

Qual será o tempo de internação?

Normalmente a alta é dada no mesmo dia, não sendo necessário passar a noite no hospital.

Serão colocados drenos?

Nessa cirurgia não são utilizados drenos.

Como é o período pós-operatório?

Edema e equimose (manchas roxas) podem ocorrer e tendem a regredir em até 2 semanas.
A dor normalmente é bem controlada com analgésicos comuns e tende a aliviar bem após o 5º dia de pós-operatório. Pode-se retornar ao trabalho por volta de 3 a 5 dias de pós-operatório. As atividades físicas são suspensas por cerca de 10 dias.

São utilizados curativos com a finalidade de estabilizar o implante por 7 a 10 dias.
A sensibilidade na região operada tende a ficar alterada, retornando gradualmente.
Podem ser usados pontos reabsorvíveis ou os pontos são retirados por volta de   7 dias.

Quais as complicações possíveis para essa cirurgia?

A mentoplastia normalmente tem uma boa evolução pós-operatória, com trabalhos científicos mostrando uma considerável melhora na autoestima e qualidade de vida após o procedimento, mas como qualquer procedimento cirúrgico traz seus riscos. As complicações possíveis referidas pela literatura médica incluem: hematoma, infecção, seroma (acúmulo de líquido), riscos anestésicos, má cicatrização, edema prolongado, deiscência dos pontos  (abertura da ferida),  dor prolongada, depressão do osso na região mentoniana, trombose venosa profunda, complicações cardíacas, complicações pulmonares e necessidade de novo procedimento cirúrgico de revisão.

Quando se atinge o resultado final?

O resultado final normalmente é observado por volta de 6 semanas após o procedimento.

Os diversos elementos envolvidos na cirurgia como tempo cirúrgico, tipo de anestesia indicada, riscos e cuidados pós-operatórios vão variar dependendo da técnica escolhida e de características próprias do paciente, e serão adequadamente discutidos nas consultas que antecedem o procedimento.

Toda cirurgia traz em si a possível necessidade de procedimentos posteriores em busca do melhor resultado.

O site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica(http://www.cirurgiaplastica.org.br) traz informações completas e detalhadas sobre todos os procedimentos cirúrgicos, cuidados pré e pós-operatórios, riscos e possíveis complicações. A visita ao site da SBCP é etapa essencial para o paciente que planeja realizar uma cirurgia. Procure sempre um profissional Cirurgião Plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Essas orientações representam uma visão geral e poderão mudar dependendo do caso. Todas as dúvidas devem ser completamente esclarecidas nas consultas que antecedem a cirurgia.

Riscos

Todo procedimento cirúrgico traz riscos que independem do adequado cuidado cirúrgico como infecção, seroma, contratura, hematoma entre outros. Todos os riscos e possíveis complicações devem ser discutidos nas consultas que antecedem a cirurgia. Converse com seu cirurgião e informe-se através dos vídeos e artigos.

Entre em Contato pelo nosso Whatsapp para esclarecer suas dúvidas e marcar uma consulta. Aguardamos seu contato.

Whatsapp: (61) 98574-1212